O caso Phineas Gage

Posted on Posted in Conhecer o cérebro, Marcos históricos

O famoso caso Phineas Gage 

O caso de Phineas Gage foi um marco histórico na neurociência.

A lesão cerebral acidental que sofreu e as suas consequências (alteração comportamental) está na base da compreensão atual do cérebro. A importância dada ao córtex pré-frontal tem sido crescente!

Em 1848, Phineas Gage, um trabalhador dos caminhos de ferro em Vermont (América)Simulated_Connectivity_Damage_of_Phineas_Gage sofreu um acidente grave, enquanto preparava uma carga de pólvora para explodir uma rocha usando uma barra de ferro.
Um grupo de operários estava dinamitando um rochedo para construir um caminho de ferro.
Quando Gage pressionou a pólvora para o buraco aberto da rocha, originou uma explosão que projetou a barra de ferro contra o seu crânio a alta velocidade.
Essa barra metálica, com um metro e meio de comprimento, entrou pela sua bochecha esquerda, lesionou o olho, penetrou na base do crânio e atravessou a parte frontal do cérebro (frente do cérebro), saindo pela parte superior da sua cabeça do outro lado. Perdeu imediatamente a consciência e começou a ter convulsões. Momentos depois, P. Gage recuperou a consciência e foi observado pelo médico John Harlow.
Surpreendentemente, apesar da gravidade do acidente, Gage sobreviveu. Ficou com danos cerebrais ligeiros, sem défices neurológicos evidentes.

No entanto, o seu comportamento mudou drasticamente.

P. Gage era considerado um trabalhador responsável, educado, atencioso, e era bastante estimado pelos seus empregadores.
O seu comportamento mudou radicalmente ao ponto dos colegas dizerem “ele já não é o Gage.” A mudança comportamental foi atribuída à lesão cerebral.

A noção inicial de que o nosso comportamento tem uma base biológica no cérebro resultou deste acidente.

Foi a evidência mais precoce de que o córtex frontal (especificamente o córtex pré-frontal) tem um papel fulcral na regulação do comportamento individual e social.

Sabemos cada vez mais da importância funcional do córtex pré-frontal e das suas importantes conexões com outras áreas cerebrais. 

 

Leave a Reply