Alimentos aconselhados

Posted on Posted in Hábitos de vida

Alimentos aconselhados 

alimentos saudáveisVamos sugerir alguns alimentos aconselhados para uma dieta saudável, completa, variada, equilibrada e  adequada a circunstâncias individuais.

A alimentação  saudável tem sido implicada na prevenção de problemas mentais específicos. A alimentação saudável pode atrasar declínios cognitivos (mentais) associados ao envelhecimento cerebral.

 

 

 

 

Há alimentos ricos em nutrientes que podem ser benéficos para o cérebro, isto é, que o podem proteger.
Fizemos uma seleção de alguns alimentos (por vezes denominados “superalimentos“, pelos seus componentes e propriedades anti-oxidantes).

Exemplos de alimentos benéficos para o cérebro:

– Alimentos ricos em ácidos gordos ómega-3, tais como o salmão, as sardinhas, o atum, o arenque e a cavala são benéficos para o cérebro.
O salmão também é rico em vitaminas (A, D, E, B12) e minerais (cálcio, selénio, fósforo).
É aconselhado o consumo regular destes “peixes gordos”.

– A soja é uma excelente fonte de proteínas (contem os aminoácidos essenciais e em proporções adequadas), contem elevado teor em fibras, ácidos gordos ómega-3, vitaminas (do complexo B) e minerais (fósforo, ferro, potássio, cobre, manganésio, molibdénio).
A soja pode substituir a carne em algumas refeições!

– Bróculos: alimento rico em vitaminas e glutatião (um anti-oxidante).

– Feijões: ricos em proteínas e minerais.

– As nozes são também muito ricas em ácidos gordos ómega-3 e têm substâncias com propriedades anti-oxidantes .

– A aveia é um cereal que geralmente não é submetido a processos de refinação, pelo que mantem elevados níveis de fibras, vitaminas e minerais.

– Frutos: fonte de vitaminas.
Destaque para os mirtilos, com elevada capacidade anti-oxidante, ricos em flavonoides, taninos, fibras e, vitaminas C e K, cuja ingestão tem sido associada à manutenção de capacidades cognitivas, ao longo do envelhecimento. Outros frutos como o morango, a amora, o kiwi e a laranja, têm reconhecidas propriedades anti-oxidantes.

 

 

Leave a Reply