As funções do cérebro

As funções do cérebro

Posted on Posted in Conhecer o cérebro

As funções do cérebro

As funções do cérebro

As funções do cérebro são diversificadas, umas mais simples e outras mais complexas. O normal funcionamento do cérebro é fulcral para manter a adequada relação do corpo humano com o ambiente, de forma a garantir e maximizar a probabilidade de sobrevivência.

O cérebro recebe constantemente informação do meio ambiente através dos órgãos dos sentidos. A reação do cérebro aos estímulos recebidos origina ações/experiências de vida.

O cérebro modular

O cérebro modularO cérebro é modular, isto é, diferentes partes do cérebro fazem coisas diferentes. Mas esses “módulos” estão interconectados, isto é, uma parte do cérebro recebe informação de outras partes e, comunica com essas e outras partes do cérebro. Há uma interação constante entre diferentes partes do cérebro pelas redes neuronais desenvolvidas.

A conectividade neuronal é fundamental para o adequado funcionamento do cérebro, especialmente quando há uma lesão cerebral.

Processos cerebrais complexos como a linguagem e a memória não dependem de uma área cerebral isolada, mas de circuitos neuronais estabelecidos. Isto é, usamos várias áreas cerebrais em simultâneo para a linguagem – por exemplo, compreensão da linguagem e produção da linguagem dependem de áreas cerebrais distintas e da conexão entre elas.
Há processos cerebrais que tranformam a informação recebida em vários componentes de experiência subjetiva, por exemplo, os pensamentos e as emoções.

O cérebro e os órgãos dos sentidos

Muitos processos cerebrais dependem da proveniência da informação.
Os órgãos dos sentidos lidam de forma específica com determinado estímulo do meio ambiente. Por exemplo, os olhos são sensíveis à luz, os ouvidos são sensíveis ao som.
Os órgãos dos sentidos respondem a esses estímulos de forma similar. A informação específica recebida origina sinais elétricos (“mensagens”), que depois são processadas no cérebro.
O processamento da informação recebida pelos órgãos dos sentidos é efetuado por redes neuronais diferentes, em localizações cerebrais diferentes.
O local de processamento da informação vai determinar o tipo de experiência vivenciada.

O cérebro recebe informação do meio e produz atividade relacionada com :

  • ação (movimento corporal);
  • linguagem;
  • memória;
  • perceções;
  • sensações;
  • pensamentos;
  • emoções.

Vamos usar o cérebro, treinar o cérebro, maximizar o cérebro e, perceber “o que o cérebro faz” e “como faz” . (Carter R., Frith U.)

Leave a Reply